segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Visa de Centralina promove a Campanha de conscientização pelo uso racional de Medicamentos

Equipe da Saúde participou do treinamento
Equipe da Saúde participou da Campanha


Na Segunda-Feira (27) o Departamento de Vigilância Sanitária do município de Centralina realizou uma oficina de treinamento com os agentes comunitários de saúde (ACS) e com a participação das farmacêuticas das drogarias da cidade. No evento foram ouvidos o Dr. Hugo, a Enfermeira Padrão Amanda, a Farmacêutica do Município Geziléia e o Dr. Oscar, os quais falaram sobre o preocupante número de casos onde os pacientes fazem uso irracional de medicamentos, inclusive os “tarja-preta”, o que faz com que ações urgentes de conscientização popular seja implantada.

Segundo os palestrantes há casos em que o paciente nem mesmo sabe qual medicamento toma, pois mantém em sua residência um grande estoque diversificado, o que dificulta a identificação do medicamento ideal para ser tomado. O caso acontece bastante com pessoas idosas e pessoas que não sabem ler.

Segundo ainda os profissionais, os usuários de medicamentos não são informados ou não fazem questão de dispensar corretamente os remédios vencidos ou em excesso. Preferem mantê-los em casa, mesmo que vencidos, a fazer a correta entrega para a VISA, de forma que possa dar o seu correto destino final.


A ação da Vigilância Sanitária traz uma discussão muito importante sobre o uso racional de medicamentos e uma reflexão merece destaque: o que diferencia a cura do veneno é a dose. O uso de medicamentos sem orientação médica pode ser fatal.

Nenhum comentário: