terça-feira, 9 de abril de 2013

Equipe de Enfermeiras participam de encontro com DNA Assessoria em Saúde

Na quarta-feira (3) a Equipe de Enfermeiras das ESF de Centralina e a Coordenadoria de Vigilância em Saúde estiveram reunidas com a DNA Consultoria em Saúde discutindo várias ações que deverão ser implantadas na área em Centralina.

Segundo os consultores Sr. Daniel e Sra. Nara, o município estará participando de vários programas oferecidos pelos governos federal e estadual e poderá estar proporcionando uma melhoria considerável na saúde para atendimento da comunidade.
O objetivo do encontro, mais específico, foi o de traçar ações para a Campanha dos Idosos que estará sendo realizada na segunda quinzena desse mês. Na quinta-feira (4) uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde estará se reunindo na Regional de Saúde de Ituiutaba para a definição dessas ações e das metas a serem cumpridas.
Segundo ainda a consultoria, a comunidade deverá ser alertada sobre o perigo que a dengue tem causado na região, inclusive com mortes já identificadas. De acordo com dados oficiais, cerca de 93% dos casos comprovados dos focos do mosquito Aedes Aegypti são encontrados em residências ou em quintais abandonados. Então, a melhor forma seria mesmo a conscientização da população quanto ao perigo da doença e a realização de mutirões de limpeza, como o já feito no início do ano.
Outros tópicos importantes como o Programa Mães de Minas e a Educação em Saúde também foram pautados. Segundo a SMS de Centralina, foi firmado uma parceria com os municípios de Monte Alegre de Minas, Ituiutaba e Uberlândia onde estarão sendo realizados vários tipos de exames da mulher, inclusive a definição do local onde será feito o parto. Outro ponto de fundamental importância foi a conscientização das mulheres com idade igual ou superior a 40 anos de idade sobre o exame de mamografia. “Os exames já estão sendo liberados, mas não está tendo procura para fazê-lo. Temos que conscientizar as mulheres da importância desse diagnóstico para que previnam o temido câncer de mama, que mata milhares de mulheres no Brasil a cada ano” – enfatizou o Sr. Daniel.

Nenhum comentário: