quinta-feira, 23 de maio de 2013

DENGUE: Tire suas dúvidas em 100 questões

10). EM QUAIS REGIÕES A DOENÇA ESTÁ ATACANDO COM MAIOR FREQUÊNCIA NESTE ANO?
No Brasil, a região Sudeste é a que apresenta o maior número de casos de dengue por ano. As demais regiões, por ordem de incidência, são Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Norte. De acordo com dados do Ministério da Saúde medidos entre janeiro a abril de 2012, o estado com maior incidência de dengue foi o Rio de Janeiro, com mais de 80 mil casos confirmados. E o Ministério da Saúde aponta mais dados preocupantes em 2013. Só nos primeiros três meses do ano, já foram divulgados mais de 130 mortes pela doença no país.

11). MITO: COMER ALHO E COMPLEXO B AJUDAM A EVITAR A PICADA DO MOSQUITO.
O cheiro liberado pela pele quando a pessoa consume esses alimentos pode afastar o mosquito, no entanto, é por um período de tempo muito curto e varia de metabolismo para metabolismo, em alguns casos, a pela não exala nenhum cheiro.

12). MITO: AUMENTAM AS CHANCES DE UM QUADRO HEMORRÁGICO, NA SEGUNDA VEZ QUE SE PEGA DENGUE.
Qualquer um dos tipos de dengue (1, 2, 3 e 4) pode levar a um quadro hemorrágico. O que acontece é que, depois de ser contaminado por um tipo, a pessoa fica imune a ele e, consequentemente, aumentam as chances de ser contaminado por um outro tipo, que pode ser mais grave ou não.

Nenhum comentário: