quarta-feira, 15 de março de 2017

Vigilância Sanitária realiza ação educativa na E. M. São Januário

Na manhã do dia 14/03/2017 a equipe da Vigilância Sanitária e Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Centralina - MG estiveram visitando a Escola Municipal São Januário, com o objetivo de conscientizar os alunos, professores,
direção e funcionários quanto à eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti (áreas urbanas) e Haemagogus (área florestal/silvestre), transmissores da Febre Amarela, onde, vale ressaltar que, a infecção acontece quando uma pessoa que nunca tenha contraído a Febre Amarela ou tomado à vacina contra ela, circula em áreas florestais e é picada por um mosquito infectado (fêmea). Ao contrair a doença, a pessoa pode se tornar fonte de infecção para o Aedes aegypti no meio urbano. Além do homem, a infecção pelo vírus também pode acometer outros vertebrados. 

Os macacos podem desenvolver a Febre Amarela silvestre de forma inaparente, mas ter a quantidade de vírus suficiente para infectar mosquitos. (Fonte: FIOCRUZ).

A ação contou com a entrega de panfletos, além de uma palestra realizada pela Bióloga Esp. Raíslla Ferreira Araújo (Coordenadora da Vigilância Sanitária). Na oportunidade, foi falado sobre os sintomas, transmissão, diagnóstico, prevenção e tratamento.

Saúde Pública é coletiva. Faça a sua parte!

A picada do mosquito dói mais que a picada da agulha...






Nenhum comentário: