terça-feira, 25 de junho de 2013

DENGUE: Saiba tudo sobre a doença

62). EM QUAL DOENÇA OS SINTOMAS PERSISTEM POR MAIS TEMPO, NA DENGUE OU NA GRIPE?
A gripe apresenta baixa na febre em torno de dois a três dias após seu início, geralmente. Ficam apenas os sintomas respiratórios que vão desaparecendo gradualmente dependendo do indivíduo. Já os pacientes com dengue permanecem com febre por sete dias e, depois desse período, aos poucos, percebem melhora da fraqueza e diminuição das lesões de pele.

63). EXISTE ALGUM EXAME QUE PODE AUXILIAR O DIAGNÓSTICO?
Há exames tanto para a dengue quanto para o vírus influenza. No segundo caso, o exame é realizado somente em casos graves. Já no caso da dengue, entre o primeiro e o terceiro dia de sintomas, podem ser coletados exames de sangue para identificação da doença. O exame de sangue mostra se há uma produção maior de anticorpos responsáveis por acabar com o vírus da dengue, confirmando a doença.

I M P O R T A N T E 

Quando há suspeita de dengue, até mesmo se a pessoa apresentar somente um ou outro sintoma, sendo leve ou brando, ela deve procurar atendimento médico.

64). EXISTE EXAME ESPECÍFICO PARA DETECTAR O VÍRUS?
O diagnóstico é realizado através de exames clínicos, exames laboratoriais e investigação epidemiológica.

65). QUAIS SÃO OS SINTOMAS MAIS COMUNS?
Os sintomas se iniciam com febre intensa repentina, dor de cabeça, dores fortes nos olhos, na musculatura e nas juntas. Podem aparecer erupções na pele.

66). O QUE ACONTECE NO HOSPITAL?
Nos casos de choque, há necessidade de UTI para reversão do quadro, recebendo-se todo tratamento e suporte necessário.

Nenhum comentário: