segunda-feira, 3 de junho de 2013

Tudo sobre a dengue em 100 questões

Vamos postar hoje seis questões. Atente-se para o real problema da Dengue:

25). O MOSQUITO TEM HÁBITOS DIURNOS, NOTURNOS OU OS DOIS?
A fêmea do mosquito da dengue tem hábitos diurnos, mas em determinadas situações ela pode também procurar sangue no período da noite, principalmente quando por algum motivo ela não tenha conseguido se alimentar durante o dia.

26). QUANTAS PESSOAS SÃO AFETADAS PELA DOENÇA ANUALMENTE?
A dengue afeta mais de 100 milhões de pessoas/ano. No Brasil, cerca de 70% dos casos ocorre de janeiro a maio por ser período chuvoso, com temperaturas mais elevadas.

27). A DENGUE DESAPARECE POR COMPLETO NO INVERNO?
Não. No Brasil, por exemplo, que é um país de clima tropical, ideal para o desenvolvimento do mosquito da dengue, podemos ter casos o ano todo.

28). VERDADE: TIRAR A ÁGUA DOS RECEPIENTES NÃO É SUFICIENTE PARA MATAR O MOSQUITO.
É preciso limpar muito bem as paredes do recepiente. A larva do Aedes aegypti não se desenvolve só em água limpa, ela pode crescer numa piscina com a água esverdeada, por exemplo.

29). MITO: AR-CONDICIONADO, VELA DE CITRONELA E VENTILADOR SÃO MÉTODOS EFICAZES CONTRA O MOSQUITO DA DENGUE.
O método mais eficiente é sempre o cuidado constante com o ambiente, e toda semana. Sete dias é tempo suficiente para uma larva eclodir. O ventilador, por exemplo, não mata o mosquito, apenas o afasta temporariamente. O ar-condicionado inibe a ação do Aedes aegypti, mas mesmo assim também pode picar.

30). QUAL É O CICLO DE VIDA DO MOSQUITO?
Os mosquitos do gênero Aedes tem duas fases de desenvolvimento: aquática (ovo, larva e pupa) e terrestre (mosquito adulto).

Amanhã, mais questões que vão tirar todas as suas dúvidas sobre a DENGUE. Acompanhe sempre o nosso blog.

Nenhum comentário: