terça-feira, 18 de junho de 2013

Mais quatro questões e respostas sobre a DENGUE

54). O QUE FAZER PARA O DOENTE NÃO PASSAR DENGUE PARA OUTROS MEMBROS DA FAMÍLIA?
A dengue não é transmitida de uma pessoa para outra, por isso é necessária a presença do agente transmissor, no caso o mosquito Aedes aegytpi. A doença será transmitida quando a fêmea do Aedes picar uma pessoa infectada e na sequência picar uma pessoa que ainda não possui o vírus. Sendo assim, a maneira mais eficaz de evitar a contaminação de várias pessoas da mesma família é eliminar a presença do mosquito transmissor da dengue nos locais de convivência dessa família. A melhor maneira de eliminar o mosquito é acabar com os criadouros. Inseticidas podem ser utilizados para matar o mosquito adulto.

55). O QUE SÃO LARVICIDAS?
Os larvicidas servem para matar as larvas do Aedes. São aqueles produtos em pó, ou granulado, que o agente de combate à dengue coloca nos ralos, caixas d´agua, ou seja, naqueles lugares onde água parada que não pode ser eliminada.

56). GELADEIRAS PODEM ESCONDER CRIADOUROS DO MOSQUITO DA DENGUE?
Sim.Algumas geladeiras mais modernas possuem um reservatório na parte de trás que acumula água. O ideal é limpar regularmente ou adicionar larvicida para evitar que o local se torne um criadouro. Uma solução simples e caseira é colocar água sanitária nesse reservatório para evitar a procriação do Aedes aegypti.

Nenhum comentário: